Res#3 – Tema 2 /aula 1 (insumos eletrônicos)

Agora vamos falar aqui de insumos que precisamos ter constantemente para a prática da soldagem.


- Solda estanhada. Usamos para fazer os contatos entre os componentes e cabos. Esse aí em cima é um rolo de 500g, mas para começar pode comprar um de 10g, ou se você sabe que nãoo vai parar mais compre o de 250g ou 500g. Dica: ao comprar prefira a solda que é brilhante, cuja cor se pareça mais com prata que a solda escura mais parecida com chumbo. A solda escura não tem estanho e é muito mais difícil de soldar, só faz é passar raiva! A outra é um pouco mais cara, mas economiza em tempo e nos componentes, pq com a solda ruim acabamos por estragar os componentes porque superaquecemos tudo e ficamos tentando várias vezes fazer a mesma coisa. Lavar bem as mãos após utilizar a solda, pois alguns metais usados na sua composição são tóxicos.-Fita isolante: mil e uma utilidades, dentre elas fazer a arte-final das caixinhas. Por isso às vezes vale a pena ter fitas isolantes colorida.

 

-Marcador permanente: Serve para desenhar sobre a placa de cobre, além de ajudar a identificar botões etc… Pode ser de qualquer cor. Prefira os de ponta fina igual os marcadores de CD, pois são exatamente da largura que usamos para gravar as placas.

-Percloreto de ferro e Tijela plástica: usamos uma solução ácida de percloreto de ferro e água para corroer as placas e fazer os circuitos impressos. Como na figura acima, onde foi pintado pelo marcador permanente o cobre sumiu, ficanso somente a trilhas necessárias para o projeto. Precisamos sempre de tijelas plásticas ou de vidro para fazer a corrosão. Não se assutes, pois o poder corrosivo é bem lento e não machuca imediatamente, mas mesmo assim lave bem as mãos depois de usar com água e sabão e evite por as mão nos olhos e partes sensíveis do corpo duranto esse processo. Usamos também uma garrafa para guardar o restante que sobrou para futuras utilizações. Com as mesmas recomendações de sempre: Local arejado, com abrigo de luz e DEIXAR LONGE DO ALCANCE DE CRIANÇAS! aliás esse aviso serve para todo o material, tudo isso pode ser perigoso na mão de crianças!!! Outra informação interessante: O percloreto não perde com o tempo, pode guardar por bastante tempo sem prejuizo do seu poder corrosico, mas perde com o uso. Se você perceber que ele não está corroendo como antes,  jogue fora. Dica: por se tratar de um ácido corrosivo deve-se evitar jogar fora em canos de cobre, pois pode danificar o encanamento. Coloque o que sobrou em uma garrafa, encha-a até o topo com água e despeje vagarosamente o líquido sob água corrente… deixe a torneira aberta alguns instantes depois que terminar de jogar fora para limpar o encanamento. LAVE BEM AS MÃOS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>