Res#1 – Experimento#2: Ferramentas (Lente 360º)

Lente 360º

A lente foi construída com uma bola de árvore de natal, um arame, tubos PVC e um tripé.

O vídeo grava o que fica refletido na bola, captando um ângulo de visão de 360º na horizontal e 180º na vertical, gerando um vídeo no formato chamado de doughnut (rosquinha em inglês) como pode ser visto aqui:


Teste realizado com a Lente 360º no Quintal do Telinha de Cinema.


Esse vídeo (que originalmente foi gravado em 1280×720) se recorta para um quadrado (640×640 por exemplo) num programa de edição (Premiere no caso) para deixar a bola no centro do vídeo quadrado. Uma vez editado se exporta para .flv (o formato Flash Vídeo que usa o YouTube por exemplo) com esse tamanho quadrado.

Vídeo quadrado usado no vídeo do Quintal

Interface Video 360º

A interface de vídeo usada aqui é chamada de Doughtnut Video (baixar arquivos da interface) foi desenvolvida pelo Ryubin’s Panorama Laboratory (http://www.ryubin.com/panolab) e está disponível junto com outros tipos de interfaces para foto e vídeo 360º nesta página.

Para fazer funcionar a interface com outro vídeo basta colocar o novo vídeo na pasta ‘video’ com o nome ‘doughnut.flv’, apagando o vídeo que já está na interface.

Teste realizado com a Lente 360º no Quintal do Telinha de Cinema.


Teste realizado com a Lente 360º no Espaço Telinha de Cinema.

 

Lente 360º balada

Construída com uma bola de “balada” (uma réplica em miniatura de uma das usadas em boates) , um arame e o tripé de uma câmera.

 

Proposta do Experimento#2: Ferramentas

  • Resumo: Desenvolvimento de uma série de ferramentas de baixo custo para serem utilizados com celulares e câmeras fotográficas a partir de materiais reciclados ou baratos. Também será configurada uma interface online para visualização de vídeos gravados em 360º que reproduzirá um vídeo curto de ficção e documentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>