Laboratório Criativo @ Arte Viva IV 2012 no Centro Cultural Gustav Ritter

O Centro Cultural Gustav Ritter promove nesta quarta-feira, dia 21, a 4ª edição do projeto Arte Viva, com uma extensa programação artística que inclui dança, música, teatro e cultural digital.

As atividades serão realizadas no Centro Cultural (Av. Marechal Deodoro da Fonseca, nº 237, Campinas), das 9 às 11h30, e das 14 às 21h30, com entrada franca.

Programação do Arte Viva 4 2012

convite-arte-viva-4-02-novo

Dentre as atrações do Arte Viva estão apresentações do Coral Adulto e da Terceira Idade, Quarteto de corais, recital de violão, duo de violoncelos, coletivo de violão, Banda MPB, coreografias de dança, show voz e vilão com Daniel Xavier, espetáculos teatrais e muito mais.

Registro do evento Arte Viva realizado pelo Laboratório Criativo

A iniciativa se insere nas atividades de conclusão do ano letivo do Ritter, e tem, entre seus objetivos, a reflexão sobre as atividades educativas, artísticas e tecnológicas multi-plataformas promovidas no ano de 2012 pelo Centro Cultural, núcleos parceiros como a Casa da Árvore, e educadores.

Confira as fotos:

Ver album completo

 Programação do Arte Viva 4 2012

programacao--arte-viva-4

 

Tarde de Cultura Digital no Laboratório Criativo

Como parte da programação do Arte Viva 4 a Casa da Árvore, espaço situado no Centro Cultural Gustav Ritter, irá promover uma Tarde de Cultura Digital no Laboratório Criativo, aberta a  todos os públicos. A jornada terá início às 15 horas, desta quarta-feira, com apresentações de projetos de educação, arte e tecnologia, mostras comentadas de vídeos, performances multimídias e um debate – Webnário, com convidados presenciais e remotos (participando via Web).  São profissionais de países como Itália, Alemanha, Canadá e Espanha, além de outros estados do Brasil, que desenvolvem projetos multimídias, e que estarão interagindo ao vivo na rede.

O Laboratório Criativo

Inaugurado no mês de setembro no Centro Cultural Gustav Ritter, o Laboratório Criativo é um espaço aberto para experimentações colaborativas e desenvolvimento de processos inovadores de aprendizagem e de produção que pretende servir como ponto de convergência para uma rede aberta de educadores, alunos, artistas e pesquisadores interessados em explorar as novas dimensões da educação e da arte no contexto da cultura digital.

Programação da Tarde de Cultura Digital no Laboratório Criativo

15:00 – Abertura da jornada – Breve introdução aos projetos da Casa da Árvore e aos convidados participantes da jornada, por Daniel Gonzalez Xavier, coordenador de comunicação da Casa da Árvore.

15:30 – Sessão Panaceia Filmes – Sessão comentada de vídeos da Panaceia Filmes e bate-papo, com os realizadores sobre suas experiências como jovens diretores. Presença dos adolescentes participantes das oficinas da Casa da Árvore.

Ver fotos da Sessão com a Panaceia Filmes

18:00 – Apresentação da residência em arte, tecnologia e educação Restelinha – RES#7 – Incidências – Conversa com os artistas residentes Luciana Ramin e Gabriel Nettio (Andar7) e com o coordenador do projeto Restelinha, Nacho Durán. Se abordará a atual etapa de residência artística e as propostas de diálogo criativo com os professores e alunos do Centro Cultural Gustav Ritter.

Apresentção da residência RES#7 INCIDÊNCIAS – introdução ao Circuito de Residências ResTelinha, por Daniel González

Apresentção da residência RES#7 INCIDÊNCIAS – conversa com os residentes Luciana Ramim e Gabriel Netto, do Agrupamento Andar 7 de São Paulo

Fotos da apresentação e preparação da performance

19:00 – Debate-Webnário sobre práticas e reflexões em torno do trinômio Educação, Arte e Tecnologia. Participantes presentes e remotos: Aluísio Cavalcante (Coordenador Geral da Casa da Árvore Projetos Sociais), Dinete Andrade (Professora da rede pública de ensino e reaplicadora do projeto Telinha na Escola), Edmar Carneiro (Diretor do Centro Cultural Gustav Ritter) Gerorgia Cynara (Coordenadora e professora do Curso de Comunicação Social/Audiovisual da UEG, Ernesto Duarte e Ricardo Nogueira (Estudantes de audiovisual da UEG, educadores do projeto Telinha de Cinema e sócios da produtora independente PontoMoov). Mediação Daniel Gonzalez Xavier e Fabiana Assis (Coordenadora pedagógica da Casa da Árvore).

19:30 – Performance de dança e interação audiovisual - Ação de improvisação artística integrando os artsitas residentes da Res#7 – Incidências.

20:00 – Improvisação musical e audiovisual – Reunindo os artistas residentes Restelinha Luciana e Gabriel, o artista multimidia Nacho Durán, o artista sonoro Daniel Gonzalez Xavier e o professor de baixo acústico e elétrico do Centro Cultural Gustav Ritter, Oldeney Woodzalla. [cancelado]

 

rascunho-crtaz-arteviv-laboratorio-criativo

Dia 21 de Novembro| Entrada gratuita| Horário 15:00 às 21:00 | Local Centro Cultural Gustav Ritter | Endereço: Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, nº 237, atrás da igreja Matriz de Campinas, em Goiânia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>