Res#7: produzindo a instalação “Señor N. prólogo final”, primeira fase da residência INCIDÊNCIAS

Primeiro Encontro

Logo após a chegada dos residentes do Agrupamento Andar 7 (Gabriel Netto e Luciana Ramim) a Goiânia fizeram um encontro com o diretor (edson) e colaboradores da peça de teatro “Nelson para Sempre” e com Edmar Carneiro, diretor do Centro Cultural Gustav Ritter, localizado no bairro de Campinas em Goiânia.

Durante esse encontro houve uma apresentação do portfólio e referências por parte do Andar 7 e apresentação da peça de teatro, montada a partir do texto “Pelo Buraco da Fechadura” por parte dos seus realizadores.

Após as apresentações mutuas, discutiu-se como seria feita a instalação no zaguão do Teatro Goiânia e com uma kombi na calçada do teatro, que aconteceria como prólogo da peça e também no fim da peça, sendo definido o título como “Señor N. prólogo final”. Também foi acordado que se faria uma integração com o Quarteto de Cordas do Gustav Ritter, formado por professores do centro, onde se realizaria uma gravação em áudio e vídeo de uma selação de músicas clássicas de tango que seriam incorporadas à instalação.

Visita Técnica aos espaços do centro cultural

Os artistas fizeram uma visita ao Centro Cultural Gustav Ritter guiados pelo coordenador do ResTelinha, Nacho Durán, onde se analisaram os possíveis espaços para as ações que aconteceriam nessa primeira fase da residência: a gravação de áudio e vídeo com o quarteto de cordas, o ensaio e gravação com os atores, o bate-papo de apresentação da residência e a performance a ser realizada na sequência.

Sessão Fotográfica e de Vídeo durante o Ensaio da peça

Na sábado anterior à apresentação da peça, os residentes assistiram ao ensaio com toda a equipe da peça, diretor, atores e cenógrafo, onde obtiveram imagens que depois seriam utilizadas durante a instalação.

Produção de Cenas Específicas junto com os Atores da peça

Após o ensaio geral da peça, os residentes interagiram com os atores, destacando alguma cenas dentro do universo rodriguiano que gostariam de representar e gravar em vídeo, onde os atores colaboraram com sugestões de cenas e situações que já estavam dentro da peça, definindo finalmente um roteiro de vídeos que foi gravado durante uma hora aproximadamente no Centro Cultural Gustav Ritter e na Praça da Matriz de Campinas.

Vídeos produzidos para a instalação “Señor N. prólogo final”

Making of da gravação: vídeo

Gravação de sessão de áudio com o Quarteto de Cordas do Gustav Ritter

Sons gravados durante a sessão, com peças de tango preparadas para a peça de teatro “Nelson para Sempre”, essas músicas e os vídeos produzidos durante a sessão integram a instalação “Señor N. prólogo final”.

As músicas foram gravadas em diferentes tomas e com som quadrifônico e stereo, podendo ser escutadas todas as versões, em stereo, neste set do ResTelinha no SounCloud.com.

Aqui tem uma seleção das faixas, interpretadas pelo Quarteto de Cordas

 

Making of da gravação com os atores e o quarteto de cordas: vídeos

Making of da gravação com os atores e o quarteto de cordas: fotos

 Testes com o sensor tridimensional infra-vermelho Kinect

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>