Res#6: Territórios do Remix apresenta: curso de Video-Remix

 

A Casa da Árvore promove curso de video-remix, coordenado pelo artista interdisciplinar Fernando Velázquez.

Entre os dias 29/10 e 02/11, das 14:00 às 20:00, o Laboratório Criativo promove com o auspício da FUNARTE, uma atividade educativa com o renomado artista audiovisual e interdisciplinar Fernando Velázquez. O artista uruguaio vem ministrar um curso de Video-Remix com ênfase em videoarte, manipulação de vídeo em tempo real e práticas de VJ. Dirigida a profissionais do audiovisual, estudantes, pesquisadores e artistas, a atividade é gratuita, sem necessidade de inscrição prévia e acontecerá no Centro Cultural Gustav Ritter de Goiânia, localizado no Bairro de Campinas.

Segundo Fernando Velázquez “As dinâmicas que compõem o curso pretendem instigar os participantes a pensar sobre si próprios em relação ao outro, refletindo sobre a ideia da produção coletiva, a partir de perspetivas particulares”. O artista coordenador da atividade abordará os porquês da sua preferência em utilizar bancos de imagens comunitárias e suas estratégias para configurar experiências artísticas abertas, onde é solicitada a participação do espectador para concluir a obra. Utilizando o vídeo como linguagem artística e comunicacional, o curso procurará evocar, trabalhar e gerar material audiovisual a partir da manipulação de vídeo em tempo real e da prática do VJing. Fernando Velázquez também traçará um breve panorama do atual estado do Live Images (manipulação de video em tempo real) e da videoarte com base no percurso histórico e nas técnicas atuais.

No curso serão utilizados os softwares Irfanview, Premiere, Neuromixer, Resolume, Modul8, GIMP e Photoshop além de câmeras digitais e de celulares.
Não é um pré-requisito do curso que os participantes conheçam e dominem estas ferramentas.
 

O programa do Curso inclui atividades como:

- Exercícios de auto percepção
- Projeção de filmes
- Elaboração dos projetos, desenvolvimento de uma ideia/conceito, apresentação
das ideias de forma individual com a mediação do grupo.
- Apresentação de técnicas de edição, edição em câmera, edição não-lineal e stop-motion.
- Finalização dos filmes (formatos de video, salvar, exportar e codecs)

Sobre o coordenador da oficina

Fernando Velázquez é artista multimídia. Suas obras incluem vídeos, instalações e objetos interativos, e performances audiovisuais. Doutorando em Comunicação e semiótica pela PUC-SP, participa de exposições no Brasil e no exterior com destaque para a Bienal do Mercosul (Brasil, 2009), Mapping Festival (Suíça, 2011), WRO Biennale (Polônia 2011) e o Pocket Film Festival no Centro Pompidou (Paris, 2007). Obteve dentre outros o Prêmio Sérgio Motta de Arte e Tecnologia (Brasil, 2009), Mídias Locativas Arte.Mov (Brasil, 2008) e o Vida Artificial (Espanha, 2008). Ministra cursos e workshops em instituições públicas, privadas, terceiro setor e independentes. Atualmente é professor de pós-graduação na FAAP – SP (Brasil). Vive e trabalha em São Paulo.

Site de Fernando Velázquez : www.blogart.com

Video Entrevista: www.youtube.com/watch?v=lVa8CFJNVyI

 

Informações adicionais

O curso de vídeo-remix é um módulo do Territórios do Remix, atividade integrada a Res#6 Novos Territórios, residências em arte e tecnologia da Casa da Árvore Projetos Sociais em parceria com o Media Lab da UFG. O módulo Territórios do Remix esta composto por duas partes: Oficina de Áudio-Remix e Vídeo-Remix. No dia 11 de outubro o produtor musical Chico Corrêa ministrou a oficina de Áudio-Remix para um grande número de participantes no Centro Cultural Gustav Ritter. Nos dias 29/10 a 02/11 o artista interdisciplinar Fernando Velázquez vem a Goiânia para realizar a segunda e ultima parte do módulo Res#6 Territórios do Remix. A coordenação geral do Res#6 Novos Territórios é do artista intermídia Nacho Durán.

Saiba mais sobre o projetos Res#6 Novos Territórios: www.res-telinha.art.br/res6

Territórios do Remix – Módulo de oficinas e mini-cursos integrada a Res#6 Novos Territórios, residências em arte e tecnologia da Casa da Àrvore Projetos Sociais, coordenada pelo artista intermidia Nacho Duran. A Res#6 e seus módulos complementares têm como base de trabalho o recentemente inaugurado Laboratório Criativo no Centro Gustav Ritter na região de Campinas em Goânia. Os módulos são abertos a todos os interessados e gratuitos. O módulo Territórios do Remix esta composto por duas atividades: Oficina de Áudio-Remix e Vídeo-Remix. No dia 11 de outubro o produtor musical Chico Corrêa ministrou a oficina de Áudio-Remix para um grande numero de participantes.

Serviço:

Curso de Video-Remix com Fernando Velázquez

Local: Centro Cultural Gustav Ritter – Marechal Deodoro da Fonseca, 237. Campinas, Goiânia.
Data: 29/10 a 02/11
Horário: 14:00 às 20:00
Participação: Gratuita sem necessidade de inscrição prévia


Exibir mapa ampliado

ver mapa

 

 

Realização: Casa da Árvore e FUNARTE;
Apoio: Centro Cultural Gustav Ritter e SECULT;
Patrocínio: Petrobras – Programa Desenvolvimento & Cidadania

 

Contato de Imprensa:

Daniel Gonzalez Xavier Coordenador de Comunicação da OnG Casa da Árvore

E-mail – indiempire@yahoo.com.br

Telefone – 62-30850007

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>