Encontro discute as possibilidades e questões da criação colaborativa

O Ciclo de Debates #5 discutiu com alunos e professores de Audiovisual da UEG as potencialidades e dificuldades de se criar em grupo

 

O projeto ResTelinha organizou um encontro entre realizadores, alunos universitários e acadêmicos para se discutir as singularidades da criação colaborativa. O debate “Roteiro Colaborativo – Caminhos e Desafios da Criação em Grupo” aconteceu no Campus Laranjeiras da UEG no dia 30 de maio e contou com a presença de universitários, professores e realizadores em audiovisual. A conversa foi mediada pelo coordenador de resisdências do Restelinha, Nacho Durán.A mesa foi composta pela professora do curso de Audiovisual, Jô Levy, e o roteirista-residente da Res #4,5, Renato Eugênio.

 

 

A professora Jô Levy tratou primeiramente sobre a diferença entre a dinâmica das produções colaborativas e da produção audiovisual em série. Para ela, o papel de cada integrante no esquema colaborativo vai além da mera demanda por etapa.  “É uma coisa muito mais que troca. Há um fluxo de informação de troca de conhecimento que é muito mais dinâmico”, explica Jô Levy fazendo um convite a pensar o audiovisual “uma atividade colaborativa, mas que essas funções não sejam tão demarcadas”.

 

As potencialidades geradas pela web 2.0 e as novas plataformas também foram abordadas na fala da professora. Segundo ela, a interatividade proporcionada pelos novos meios abre possibilidades para intervenções praticamente imediatas na obra.

 

Renato Eugênio, artista residente condutor da etapa de roteiro na websérie colaborativa, reforçou a questão da iniciativa. “É só você começar a fazer uma websérie. É só querer fazer”, Renato ainda contou sobre sua experiência em criação colaborativa na websérie “Apartamento 13”. “Roteiro para mim sempre foi uma profissão solitária. E eu gostava disso de fazer as coisas do meu jeito”,conta Renato.

 

O Ciclo de Debates é parte integrante das residências do ResTelinha. É por meio destes encontros que os artistas residentes expõem suas ideias e aprofundam a discussão teórica em torno das residências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>