Res#4.5 – Aberto Casting e WebCasting para personagens em websérie colaborativa

Procuram-se ATORES e ATRIZES de Goiânia para participar pela internet ou presencialmente no Gustav Ritter (Av. Marechal Deodoro da Fonseca, 237 – Campinas)

Está aberto o Casting Online até dia 15 de junho para os dois protagonistas e Casting Presencial para mais outros 13 papéis da websérie colaborativa que está sendo produzida pela Casa da Árvore através do projeto ResTelinha (www.res-telinha.art.br) de Residências em Arte, Tecnologia e Educação.

Para se candidatar aos papéis de ator e atriz principais basta enviar um vídeo, de 1 a 2 minutos publicado no YouTube, interpretando uma ou várias das três cenas propostas na chamada http://res-telinha.casadaarvore.art.br/blog/?p=3628 para o email: webserie@res-telinha.art.br.

Além da participação via internet, os candidatos podem fazer o casting da maneira convencional. A seleção ocorrerá no Centro Cultural Gustav Ritter , no próximo dia 8 (sexta-feira) das 14h às 18h.Estarão presentes neste casting: o roteirista-residente do (Co)laboratório de Roteiro, Renato Eugênio; o diretor-residente, Ricardo Palmieri; e o coordenador das residências do ResTelinha, Nacho Durán.

Telefones para contato: 62-39200060 e 62-96891113

Mais do que atores queremos pessoas que realmente se interessem e tenham curiosidade por este novo modelo de produção e criação coletiva em rede. Ofereceremos cachê pela interpretação na websérie que será gravada no começo de junho. Os estudantes de Artes Cênicas que queiram participar desta empreitada poderão apresentar as 40 horas de trabalho como estágio.

Seguem os perfis dos personagens para o casting:

  • ANA (PROTAGONISTA): Morena, 25-30 anos. Ana é vendedora ambulante de DVDs.
  • JORGE: Moreno 20-25 anos. Funcionário da limpeza na UEG, É um cara interessado em tecnologia e internet. Usa sempre o celular e gosta de comentar sobre os trending topics do twitter.
  • MANÚ: Um malandro de 25-30 anos. Mototaxi que faz entregas para Speto, é amigo de Jorge.
  • PANCHO: Hispo-americano, 25-40 anos. É peruano. Divide a banca de DVDs com Ana. Usa camisa havaianas e correntes douradas no pescoço. Político de esquerda, vive reclamando do seu presidente.
  • GABRIEL: Aluno de Audiovisual UEG 17-20 anos. Aluno de Audiovisual da UEG.
  • JACKIE: Aluna de Audiovisual UEG 17-20 anos. Aluna de Audiovisual da UEG.
  • CLAYTON: Aluno Audiovisual UEG 17-20 anos. Aluno de Audiovisual da UEG.
  • ROBERT: Aluno Audiovisual 17-20 anos. Aluno de Audiovisual da UEG.
  • HOMEM DE BIGODE 1: 20-30 anos. Comprador de DVD com camiseta do Sonic Youth.
  • HOMEM DE BIGODE 2: 30-40 anos. Comprador de DVD com terno e gravata.
  • HOMEM DE BIGODE 3: 20-30 anos. Comprador de DVD.
  • MARCELA: Estudante de Estética UEG 25-30 anos. Aluna de Estética da UEG.
  • BO LEON: Guia Espiritual 40-50 anos. Guia espiritual de Ana. Quando aparece para Ana está vestido como um morador de rua com roupas velhas e sujas.
  • GAROTA DVD BRITNEY SPEARS: 20-25 anos. Compradora de DVD.
  • CHIQUINHO: Funcionário da Gráfica 20-60 anos.

Uma websérie, vários autores

 

Colaboração, interatividade e hiperespaços de criação artística. O projeto ResTelinha está em sua edição #Res4.5 com o desafio de realizar uma websérie a partir de várias interfaces da internet. O cenário escolhido é a cidade de Goiânia. A produção e todas as ações colaborativas são arquitetadas para que os criadores e o público interajam com a obra em sua própria criação.

Para cumprir este itinerário, o projeto prevê uma série de chamadas criativas para artistas, técnicos, estudantes e outros colaboradores. Dessa forma estão sendo selecionadas tanto as ideias para a obra como os artistas residentes, os participantes dos laboratórios de criação e os elementos da websérie.

A primeira foi a Chamada Criativa para Argumento realizada por meio das redes sociais para chegar à ideia inicial para a trama da websérie. A história de Renato Eugênio, autor da websérie Apartamento 13, foi a escolhida. Além de ganhar o prêmio de R$2,3 mil, Renato está fazendo de Goiânia sua casa e matéria-prima para conduzir o trabalho de criação do roteiro, que segue até o final da próxima semana.

Há três semanas, um grupo de nove jovens roteiristas de Goiânia, estudantes universitários que se candidataram pela internet para participar do ResTelinha#4.5, estão transformando em roteiro, o argumento do roteirista-residente. É o (Co)Laboratório de Roteiro, uma experiência de criação e redação em conjunto proposta pelo ResTelinha como estratégia de formação artística que está possibilitando o intercâmbio de conhecimento, referências e novas tecnologias entre artistas e desenvolvedores.

Os encontros para criação do roteiro estão sendo transmitidos ao vivo para o site do projeto e para a página no facebook. As primeiras linhas da trama também já podem ser lidas na página.



Visualizar res#45 em um mapa maior

Criação de Personagens via Facebook

Mesmo com o roteiro sendo escrito por vinte mãos, a construção da história da websérie contará ainda com outro desafio, incluir dois personagens criados em tempo real por pessoas e lugares diferentes do Brasil. É o Concurso de Personagem que convocou as pessoas a criarem perfis falsos no Facebbok e dar vida a eles através da produção de conteúdo multimídia.

A segunda etapa do concurso já foi iniciada e nos próximos dias os personagens irão responder a provocações disparadas pelo Facebook. Dessa forma cada concorrente dará vida ao seu personagem que irá constituindo uma narrativa paralela, através de uma navegação virtual pela cidade. Os dois autores dos melhores personagens receberão um prêmio de R$250.

Sobre A Casa da Árvore

Somos uma ONG que atua nas áreas de tecnologia, arte e educação. Dentre nossos projetos, organizamos residências artísticas que visam a experimentação de novas formas de realização em audiovisual. Com patrocínio de empresas como Petrobrás e Vivo, a Casa da Árvore está presente em quatro estados brasileiros (Tocantins, Goiás, Pernambuco e Ceará). A nossa missão vai além da inclusão digital, procurando tanto o intercâmbio quanto a valorização da produção daqueles que passam por nossas iniciativas.

Local do Casting

Localização do Centro Cultural Gustav Ritter, onde acontecerá o Casting Presencial

 


View Larger Map

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>