
Res#4: residência de roteiro colaborativo com Renato Eugênio (Goiânia)
Projeto de websérie aposta na virtualização dos espaços urbanos para criar e dar vida a uma trama locativa.
A Websérie:
O projeto ResTelinha está em sua edição #Res4.5 com o desafio de realizar uma websérie a partir de várias interfaces da internet. O cenário escolhido é a cidade de Goiânia. Pela capital de Goiás seguem a trama da produção seriada e todas as ações de criação colaborativa, arquitetadas para que os criadores e o público interajam com a obra em sua própria criação. Para cumprir este itinerário o projeto prevê uma série de chamadas criativas para artistas, técnicos, estudantes e outros colaboradores. Dessa forma estão sendo selecionadas tanto as ideias para a obra como os artistas residentes e os participantes dos laboratórios de criação. Um projeto colaborativo transmidiático e geo-referenciado.
+++ página do projeto (www.res-telinha.art.br)
O Roteirista Residente:
O artista residente, o roteirista Renato Eugênio, autor da websérie Apartamento 13, foi o vencedor da Chamada Criativa para Argumento, realizada pelo projeto através das redes sociais para chegar a ideia para a trama da websérie. Além de ganhar o prêmio de R$2,3 mil, o Renato fez da capital goiana sua casa para conduzir o trabalho de criação do roteiro, que segue até o final da próxima semana. Os encontros para criação do roteiro estão sendo transmitidos ao vivo para o site do projeto e para a página no facebook. As primeiras linhas da trama também já podem ser lidas na página
O (co)colaborátorio de Roteiro:
Uma experiência de criação e redação em conjunto realizada em encontros diários no Espaço Telinha de Cinema e no Blog do ResTelinha (www.res-telinha.art.br/blog). Entre os participantes estão estudantes do Curso do Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás no Parque das Laranjeiras (Goiânia). Após uma semana de oficina onde foram apresentados conceitos básicos de roteiro e construção narrativa audiovisual, os participantes, nas duas semanas seguintes, irão co-produzir o roteiro a partir do argumento selecionado.
Há uma semana um grupo de nove jovens roteiristas de Goiânia, estudantes universitário que se candidataram pela internet para participar do ResTelinha#4.5, estão transformando em roteiro, o argumento do roteirista mineiro, radicado em São Paulo, Renato Eugênio. É o (Co)Laboratório de Roteiro, uma experiência de criação e redação em conjunto proposta pelo ResTelinha como estratégia de formação artística que está possibilitando o intercâmbio de conhecimento, referências e novas tecnologias entre artistas e desenvolvedores.
++ transmissões ao vivo da oficina (http://bambuser.com/channel/restelinha)
Entrevista 1ª Semana (Co)Laboratório de Roteiro com Renato Eugênio
A História: O argumento desenvolvido pelo roteirista, conta a história de dois jovens que foram abandonados quando criança. Vivendo em locais diferentes, eles iniciam uma jornada em busca de si mesmos pelas ruas de Goiânia.
Concurso de Personagens:
Uma ação online para escolher dois personagens criados virtualmente. Os participantes constroem seus personagens através do perfil no Facebook e respondem às provocações diárias dirigidas pelo roteirista convidado. Os autores dos dois melhores personagens ganharão 250 reais e serão incluídos na websérie.
Mesmo com o roteiro sendo escrito à vinte mãos, a construção da história da websérie contará ainda com outro desafio, incluir dois personagens criados em tempo real por pessoas e lugares diferentes do Brasil. É o Concurso de Personagem que convocou as pessoas a criarem perfis falsos no Facebbok e dar vida a eles através da produção de conteúdo multimídia. A segunda etapa do concurso já foi iniciada e nos próximos dias os personagens irão responder a provocações disparadas pelo Facebook. Dessa forma cada concorrente dará vida ao seu personagem que irá constituindo uma narrativa paralela, através de uma navegação virtual pela cidade. Os dois autores dos melhores personagens receberão um prêmio de R$250.
++ sobre o concurso (http://res-telinha.casadaarvore.art.br/blog/?p=3592)
Casting para Ator e Atriz Principal:
Está aberto o casting online para selecionar o ATOR e ATRIZ para os papéis principais da websérie. Os candidatos podem gravar três posssíveis cenas para cada personagem de acordo com as especificações do roteiro e enviam para o e-mail webserie@res-telinha.art.br.
++ sobre o casting (http://res-telinha.casadaarvore.art.br/blog/?p=3628)
++ Acompanhe o processo na página do ResTelinha no Facebook
O projeto ResTelinha
Resumo, patrocinadores, apoiadores e realizadores.
Edições anteriores