res#4: Selecionado artista para a primeira etapa da residência artística

Argumento vencedor da 1ª. Chamada Criativa do ResTelinha #4.5 sugere trama envolvendo órfãos, VHS e uma busca pela verdade. O roteiro será desenvolvido colaborativamente em laboratório aberto ao público.

O mineiro radicado em São Paulo, Renato Eugênio, foi o vencedor da Chamada Criativa para Argumento, lançada pelo Circuito de Residências Artísticas – ResTelinha no último dia 22 de abril. Ao todo participaram 9 jovens realizadores de diversos estados do Brasil, além de escritores e artistas de outras linguagens. Como prêmio o artista selecionado irá receber um prêmio no valor de R$ 2.350 e residirá temporariamente em Goiânia para o desenvolvimento do projeto.

“Um garoto foi abandonado em um orfanato recém-nascido e sem documentos. Depois de fugir da instituição, passou a ganhar um trocado encerando carros em um lava rápido e fazendo flanelinha no estádio Serra Dourada. Um dia, um amigo caminhoneiro deixou uma fita VHS, uma certidão de nascimento de uma menina e uma carta com instruções para encontrar a garota”. A partir dessa ideia central o artista residente irá conduzir um laboratório para a realização do roteiro para a websérie. “Minhas expectativas com esse trabalho são muitas. A principal, é contribuir com o desenvolvimento de um bom roteiro. Ninguém resiste a uma boa história e encontrar os elementos que levam a criar uma boa história é uma das minhas expectativas.”, diz Renato sobre o que espera da experiência.

Renato Ribeiro convida para o RES #4.5

A chamada aberta para a participação no laboratório de roteiro já está aberta, as inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do projeto www.res-telinha.art.br. O objetivo é experimentar novos processos de criação colaborativa e novas linguagens juntamente com realizadores goianos, estudantes de cursos de comunicação e arte, além de pesquisadores audiovisuais e demais interessados. O laboratório pretende também desenvolver material de apoio para aprendizagem técnica relacionado a realização este formato audiovisual, explorando também o desenvolvimento de soluções alternativas para ferramentas e processos de produção.

O ResTelinha #4.5 propõe a exploração de elementos interativos, como os mapas digitais e as informações geolocalizadas, tanto no processo de concepção e produção da websérie quanto na relação com o público. Desta forma o projeto pretende explorar o território sutil que envolve o vídeo e a cultura da mobilidade.

Festival de Personagens

Outra estratégia para a realização da websérie é o festival de personagem, um concurso abertos a todo o Brasil que propõe a criação de perfis falso na rede social Facebook e a partir daí dar vida aos perfis através da atualização destes perfis com conteúdos multimídia. A estratégia pretende criar narrativas aleatórias, paralelas ao argumento central que pouco a pouco irão se integrando ao enredo.

Os perfis serão monitorados pela equipe do projeto nos próximos dez dias. Os dois melhores personagens serão inclusos na trama e seus autores receberão um prêmio de R$250. Acesse a página do projeto no Facebook (www.facebook.com/Restelinha) para acompanhar estes movimentos.

0 thoughts on “res#4: Selecionado artista para a primeira etapa da residência artística

  1. Pingback: {res#4} os personagens candidatos para a websérie

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>