Res#3 – LAB: Trilhas e Caminhos Sonoros (III)

Aula 3 – Sobre musica e sons no cotidiano.

Qual a sua relação com musica no cotidiano?

    Uma parte das pessoas seguiu focada nos aspectos musicais do som e respondeu que música é a coisa favorita em suas vidas, que escutam música o tempo inteiro. Os debates que ocorreram em seguida, foram relacionados a presença da musica no cotidiano.

Pedi que respondessem às seguintes perguntas:

  • Qual seu estilo musical favorito?
  • Você escuta esse mesmo estilo/artista sempre, ou seja, se esta triste, feliz, sozinho, com pessoas, comemorando, passando o tempo?
  • Você escuta música para fazer outras coisas? Por exemplo: limpar a casa, andar de bicicleta, andar de ônibus, ler, trabalhar?
  • Quando você esta na rua, na natureza, no sol, na noite, escuta música ou em alguns lugares gosta de perceber os sons desses lugares?

Conclussão

    Às vezes é interessante trazer sonoridades que não pertencem aos lugares para podermos instaurar camadas de subjetividades, emoções, sensações que não os pertencem, ou para que a gente possa enxergar esses lugares com outros olhos, outro ritmo, outra percepção.

Da mesma maneira, é importante escutar os sons naturais ou que “moram” nesse ambiente para aprendermos sobre sua rotina, sobre seu comportamento, sobre quais outras pessoas, seres vivem aí. Às vezes os sons do cotidiano podem revelar histórias, ideias, sensações que os olhos não podem ver e um ouvido desatento pode não entender.

Observação

      Para complementar as discussões dessa aula, aprofundando-se mais nas questões e fronteiras entre

música

      ,

música experimental

      ,

ruído

      e

silêncio

      , foi sugerido axs participantes que assistissem ao

video da palestra Sobre Ruídos

      realizado na

Universidade Federal do Tocantins

    .

Essa atividade faz parte do programa da residência ResTelinha da qual este projeto faz parte, incluída no ciclo de
debates Restelinha 2011
.

Foram discutidos vários tópicos acerca dos temas dados em resumo nessa mini-oficina de trilha e no post da palestra você pode encontrar links, vídeos e áudios para ilustrar melhor o tema.

Abaixo segue a playlist do youtube com todos os vídeos e artistas comentados, além de documentários, entrevistas e peças sonoras.

Comments are closed.