Res#3 – LAB: Trilhas e Caminhos Sonoros (II)

Aula 2 – Sobre os sons do cotidiano

      Continuando a dinâmica de grupo foi possível começar a dialogar de outra maneira. Agora que sabemos que os os sons são livres para estarem desorganizados ou em estruturas musicais, podemos conversar sobre suas propriedades e as sensações que causam quando os ouvimos ou estamos imersos em suas diferentes manifestações.

 

      Seguimos a roda de apresentações e uma vez definido um pouco melhor nosso vocabulário sonoro/musical, perguntamos separadamente sobre a relação com

som

      e

barulho

    no cotidiano para cada pessoa.

Qual a sua relação com os sons no cotidiano?

      Tivemos colocações que são realidades do cotidiano sonoro de qualquer pessoa em qualquer cidade urbanizada do mundo. Foi consenso que o som invade os espaços particulares dos indivíduos, que os celulares, carros de som, caminhão de lixo, ônibus e vizinhos incomodam e estressam as pessoas. Níveis altos de ruído e

poluição sonora

      não são problemas exclusivos das metrópoles. Houve risos! Outra observação importante nessa discussão foi que um dos alunos relacionou som a movimento. Ele disse que gosta de saber que quando ouve alguma coisa se aproximando, ao olhar em seguida, sabe que isso tem um movimento. Gostamos dessa lógica:

Algo se movimentando, logo, algo soando.

[Exercício A: “Sem figuras, nem textos? – pensou Alice” Jogos de Adivinha com Samples]

      Os samples abaixo selecionados são tocados de 30 segundos a um minuto e xs alunxs precisam adivinhar do que se trata escrevendo de 5 a 10 palavras-chave, rapidamente, para cada som. Logo abaixo do sample está a descrição real do áudio e em seguida as descrições dadas pelxs participantes.

#ver todos os sons no soundcloud:http://soundcloud.com/res-telinha/sets/samples-sons-do-cotidiano

samples: sons do cotidiano por Res-Telinha

  • 1 – Radio Colômbia (duração: 1m15s)Gravação de um rádio receptor de AM/FM ondas médias, curtas e longas em uma ilha na Colômbia Caribenha. Devido à localização do aparelho, são recebidas rádios de diversos pontos do globo como
    Alemanha, Panamá, Cuba, Brasil e Estados Unidos.

    Participante 1:

          assubio, chuva, ondas, vento

    Participante 2:

          rádio aumentando e diminuindo e TV ligada ao mesmo tempo

    Participante 3:

          TV ligada, flauta, rádio do século XVIII (?? não existe!!)

    Participante 4:

          bar na Alemanha na década de 90

    Participante 5:

        Filme antigo, documentário estrangeiro
  • 2 – Dentro do avião (duração: 35s)Dentro do avião, preparando para a viajem de Brasília a Palmas. Escuta-se interferência de celular na gravação, mulheres conversando, turbina do avião ligada.

    Participante 1:

          gente conversando, celular tocando

    Participante 2:

          pés batendo em um local cheio de pessoas

    Participante 3:

          entrando no cinema, barulho do povo, mulheres fofocando no banheiro

    Participante 4:

          um lugar com muita gente, talvez uma reunião de família

    Participante 5:

        sala de aula, bares, restaurante, sala de reunião no centro
  • 3- Músicos típicos argentinos(duração: 51s)Músicos típicos de Buenos Aires tocando em um vagão de trem na periferia da capital.

    Participante 1:

          tambor, pés

    Participante 2:

          batendo algum objeto, toco no chão, violão

    Participante 3:

          pessoas tocando, cantando, batendo no banco

    Participante 4:

          seresta, música ao vivo

    Participante 5:

        rádio de povoado, grupo musical de aldeia, banda antiga
  • 4- Caminhão de gás (duração: 34s)Homens descarregando um caminhão de oxigênio estacionado em uma rua calma na cidade de São Paulo. Escuta-se construções ao fundo, ruídos de corrente e batidas nos butijões de gás.

    Participante 1:

          oficina de carros

    Participante 2:

          corrente mexendo abrindo o portão

    Participante 3:

          oficina, rodovia, corrente, mato, latas

    Participante 4:

          metrô, rua

    Participante 5:

        galpão, abrindo loja, mexendo com material
  • 5- Colchão de ar (duração: 25s)Bomba enche colchão inflável.

    Participante 1:

          enchendo um colchão inflável com uma bomba de ar

    Participante 2:

          enchendo um pneu de bicicleta, fôlego, apito

    Participante 3:

          uma pessoa tocando algum instrumento, coisa

    Participante 4:

          enchendo colchão ou arrastando algo

    Participante 5:

        vento

Reflexões

Depois de escutar e rir das descrições dos locais reais e imaginários debatemos as seguintes questões:

  • Você acha que os sons de onde você esta, podem lhe dizer informações sobre esse lugar?
  • Você acha que lugares abertos, fechados, estar de dia ou de noite, o lugar ser de madeira ou de azulejo influencia a maneira que você ouve esses sons?
  • Você acha que o som pode revelar propriedades dos objetos e dos espaços? Por exemplo, texturas, distância, posição, etc?

Comments are closed.