Debate#3 – Vanessa de Michelis: ‘Sobre Ruídos’ na UFT

Restelinha Residência #3 – Debate ‘Sobre Ruídos’

Universidade Federal do Tocantins

Anfiteatro 2, Bloco D – UFT

Participantes:

Improvisação – Sobre Ruídos

Apresentamos alguns marcos não necessariamente cronológicos nessa trilha da história da música, do ruído e do silêncio através de uma improvisação entre áudio (Vanessa), vídeo (Nacho Durán) e
jogos de fazer (Thaise Nardim). A proposta foi fazer uma experiência audivisual-corporal com a história do ruído, incluindo a todos os presentes na palestra na composição/remix. A partir de jogos de fazer propostos por Thaise durante a improvisação, as pessoas presentes na palestra também fizeram uso de objetos que que tinham nas mãos, nas mochilas e na sala para fazer intervenções sonoras e barulhos. Na projeção montada/editada por Nacho ao vivo foram utilizados tanto vídeos gravados na cidade de Palmas como outros trechos de videoclipes, documentários e recortes de momentos e apresentações históricas da música experimental. Vanessa recebia o audio de todos esses videos e os aconchegava mezclando a outros trechos de composições de diversas épocas, fontes sonoras, estilos, geografias, incluindo também gravações de campo recentes realizadas durante a estadia e pesquisa na residência em Palmas.

Trechos da apresentação para ouvir/ver:

Áudio/Vídeo/Referências

Aqui alguns compositorxs, artistas e datas de trechos sonoros utilizados:

Lista de Reprodução com as Referências

Estão nessa lista no youtube diversos dos videos utilizados na montagem, além de diversos outros exemplos, concertos, documentários e peças coletadas que contam de maneira mais completa, heterogênea e não-linear marcos da historia do ruído, da musica experimental, eletrônica, das influências, etc.

ASSISTA A TRANSMISSÃO AO VIVO

NO LIVESTREAM.COM

Ver a transmissão ao vivo no canal do ResTelinha em livestream.com

 

LINKS COMENTADOS DURANTE A PALESTRA

_Freesoundhttp://www.freesound.org/
tem o objetivo de criar um banco coleborativo gigante de audio, pedaços de audio, gravações, “beeps” e “pafs”. Todos os audios são licensiados via Creative Commons. Freesounds também apresenta novas e interessantes maneiras de acessar esses bancos de som permitindo que os usuários naveguem pelos samples usando palavras chaves e características para descrever os sons. Por exemplo: som agudo e cristalino, etc.

_SoundTransithttp://turbulence.org/soundtransit/search/
Comunidade colaborativa online dedicada a gravação de campo e fonografia. Nesse site você pode planejar uma jornada sônica através de várias locações gravadas por colaboradorxs do site ao redor do mundo, ou, então, você pode procurar pelo banco de sons samples e artistas de cada locação no site. Todos os sons são disponibilizados via Creative Commons.

_Soundcitieshttp://www.soundcities.com/
Um banco de dados online abastecido de sons de cidade e mapas sonoros ao redor do mundo. Esse banco usa tanto sons gravados e carregados nos mapas pelxs usuárixs quanto sons achados online e carregados aos marcos do mapa. Os mapas sonoros e seus sons podem ser escutados, usados em performances ou em mídias móveis. O site oferece possibilidade aos usuárixs de remixar centenas de samples gravados em todo o mundo nos diversos mapas sonoros através de mixers virtuais disponíveis no site.

_UbuWebhttp://www.ubu.com/resources
Plataforma/arquivo online com o maior repertório em arte/poesia/musica experimental e vanguardas artísticas gratuito do mundo. O conteúdo vai de arte sonora a poesia concreta, passando por artigos, videos, documentários, livros completos, apostilas, materiais raros, fora de catálogo, etc.

_Phonographershttp://www.phonography.org/phonographers.htm
Um diretório de artistas, materiais, discos e conteúdos que utilizam as gravações sonoras (Fonografias) como matéria principal de seu trabalho.

_WorldSoundscapeProjecthttp://www.sfu.ca/~truax/wsp.html
Projeto canadense de 1970 pioneiro na investigação do conceito de paisagem sonora e ouvido pensante. Boa fonte para investigar xs artistas envolvidos, de Murray Schafer a Hildegaard Westerkamp

_Field Abusehttp://fieldabuse.com/
Arquivo online que coleta imagens e sons focados no ruído antropológico. A grande maioria dos materiais são gravações de manifestações políticas e de resistência pelo mundo, passando pelas ocupações dos centros financeiros das capitais até os protestos no Egito no ano passado. Interessante fonte para documentário sonoros.

_EARS - http://www.ears.dmu.ac.uk/
Electroacoustic Resource Site – Banco de dados, textos, discos, artistas, artigos acadêmicos sobre música eletroacústica e eletrônica. Site construído coletivamente por diversas instituições européias, americanas e canadenses envolvidas nessa pesquisa.

_Ear to the Earthhttp://www.eartotheearth.org/
Rede mundial que pesquisa e promove arte sonora ambiental, saúde, poluição sonora, pesquisas, acústica, etc.

Mapeamento Sonoro:

Madrid Soundscape
http://www.madridsoundscape.org/

SonsdeBarcelona
http://barcelona.freesound.org/

Sound of Europe
http://www.soundsofeurope.eu/

Escoitar.org
http://www.escoitar.org/

 

NO TWITTER

 

 

Comments are closed.