Res#3 – Tema 1 /aula 1 (referências: John Cage)

John Cage nascido em Los Angeles, Califórnia. Foi um investigador incansável. Sua matéria prima é o óbvio, o cotidiano – tudo o que já existe mas que passa despercebido ao sentimento geral – eleva o barulho-ruído ao status de música, fazendo o mesmo com o silêncio. Busca novas estruturas musicais, até descobrir que não precisava delas. Em 4’33″ propõe como foco de sua peça o ruido residual gerado pelas pessoas tensas esperando um pianista começar a tocar, momento que jamais chega. Aqui vemos um exemplo de som como performance, uma vez que só faz sentido quando performado, e não tem menor sentido realizar a gravação num estúdio, por exemplo. A peça foi composta inicialmente para piano solo, mas abaixo segue a versão orquestrada, que é igualmente interessante:

concerto para piano

sonatas para piano preparado

Essa é uma apresentação histórica interessante, como ele trabalha a performance, para alem do som. Coloquei o vídeo bem no início da apresentação dele, mas para quem entende inglês, é interessante ver a apresentação dele à televisão e como ele brinca com o despreparo tanto do público e como da mídia para realizar sua peça.

Noise John Cage

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>